Cronograma Capilar : Saiba tudo sobre e como fazer !




Olá pessoal. Tudo okay?

Aqui quem vos fala é o Felipe Ursini e vou ensinar pra vocês como cuidar dos fios e realizar o famoso "Cronograma Capilar". E aqui, também vou dar dicas para vocês identificarem as necessidades dos seus fios e dicas de uma "Plástica Capilar" e de uma "Cauterização", além da minha querida e amada "Hidronutrição".

  • Mas Felipe, o que é o Cronograma Capilar?

O Cronograma Capilar trata-se de um tratamento "rigoroso", centrado e regrado dos cabelos.
O cronograma capilar é altamente indicado para cabelos químicos, que passaram por alisamento, tintura, descoloração, decapagem, permanente, e químicas em geral.
Quem não tem química nos cabelos também pode utilizar o cronograma, mas os cabelos danificados e ressecados que os ativos químicos costumam deixar, apresentam uma melhor e visível melhora aos usuários do "ritual".



  • E agora Felipe, como eu faço o Cronograma Capilar?

Simples. Você vai precisar basicamente de três itens: Paciência, dedicação e dinheiro (mas calmem, não estou falando de rios de dinheiro)... Já ouviram dizer que quanto maior o investimento, maior o retorno?
Paciência: porque você vai ter que utilizar de produtos específicos em cada dia da semana, sem fugir da regra e sem esperar milagres instantâneos.
Dedicação: porque você vai precisar seguir este cronograma fielmente se quiser realmente notar os efeitos positivos que ele lhe trará, e também, continuar seguindo-o mesmo que já se tenha obtido os resultados desejados, para garantir a saudabilidade e vitalidade dos fios.
Dinheiro: porque você vai precisar investir em produtos diferentes e específicos para cada etapa do tratamento.



  • E sim! É possível sim tratar os fios em casa!

Alguns cabeleireiros (diga-se fuleiros) dizem que não é possível, mas cabeleireiros conceituados como Biaggi dizem que sim, então né... (haha)

Segredo meu: Não vou mais ao salão há meses.



  • Quais são as etapas do tratamento?

Simples... Todos que cuidam dos cabelos já devem ter ouvido falar dos três: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.



Hidratação:

Ao contrário do que muitas marcas e vendedoras dizem por aí de que qualquer coisa que você coloca no cabelo é hidratação, não é bem assim não! O conceito da palavra HIDRATAÇÃO vem do prefixo "hidro" que lembra hidrogênio, que lembra H2O, que lembra a palavra chave: água.
Exatamente isto, água! O fio hidratado é um fio que tem água, não um fio que tem vitamina, abacate, pera, maça, ou salada mista. Máscaras e produtos hidratantes, que geram HIDRATAÇÃO para os fios, são produtos com ativos que doem água para os fios (o que chamamos de reposição hídrica, que dá a maciez para os fios). Exemplos de ativos: extratos de frutas, semi di lino, aloe vera, quiabo, proteína do trigo, água destilada/desmineralizada, etc.

  • Como identificar a falta de hidratação: Primeiramente gostaria de dizer que TODO tipo de cabelo necessita de hidratação. Até o mais hidratado, porque água se perde, água evapora. Cabelos secos sempre vão precisar de hidratação. Agora vamos lá, se você sente que seu cabelo está RESSECADO, ou cada vez mais sec do que o normal, perdendo a maciez, ou com a maciez já desgastada, ele está "com sede", ou seja: necessitando de hidratação.


Nutrição:

O conceito da nutrição, vem do prefixo "nutri" que lembra mesmo a nutrição, que consiste em "reposição de nutrientes". Água não é nutriente, então não adianta confundir produtos hidratantes com nutritivos... Não são a mesma coisa. Por que não? Alguns dos ativos da nutrição (grande parte deles) vem de óleos/lipídeos/gorduras... Então digam para si mesmos: Água e óleo, são a mesma coisa?
A etapa da nutrição é a que ajuda a manter a reposição hídrica por meio da reposição lipídica. E como isto funciona? A água que você repôs fazendo a hidratação, uma hora irá embora seja por cutículas abertas, vento, calor, ou etc. Então, é necessário algo para retê-la ali dentro... Nada melhor que algo que repele a água para que ela não saia e/ou se misture: óleos/lipídeos.
A etapa da nutrição age nas escamas/cutículas dos fios, repondo e reconstituindo as "barreiras naturais" do interior dos fios. Um fio danificado e ressecado tem estas barreiras naturais destruídas ou danificadas, o que deixa o cabelo poroso fazendo-o soltar a hidratação para fora, pois água é móvel, e se o cabelo
está aberto, ela logicamente vai sair... Então é necessário reconstituir estas escamas por meio dos lipídeos. É a reposição lipídica que dá o brilho aos fios. Exemplos de ativos: ceramidas (um ou o melhor pra esta fase), vitamina B5/pantenol, karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, óleo de amêndoas, etc.
Como identificar a falta de nutrição: Vale se dizer que TODO tipo de cabelo uma hora ou outra vai precisar de uma nutrição, até os cabelos oleosos (que é claro que não deve ser feita muito próxima da raiz). Pois devido aos fatores climáticos, químicos e mecânicos o cabelo vai ficando danificado e/ou poroso. Cabelos secos e ressecados também são os principais necessários da nutrição. Se você sente que seu cabelo tá mais áspero, mais "rude" ao toque, pontas espigadas ou muito retas, soltando a hidratação rapidamente (ou então não segurando-a) seu cabelo necessita de nutrição.


Reconstrução:
A parte mais importante porém a mais perigosa também. Por que perigosa? Porque um consumidor que vá a uma perfumaria e diga que tem química no cabelo, a vendedora vai tacar mil e um produtos que contenham queratina. Queratina é bom pros fios não é? Sim, mas com limites.
Daí esta pessoa vai e utiliza queratina, toda a semana, ou todo dia, e vai de um cabelo ressecado, para um cabelo forte, para um cabelo rígido, para um cabelo quebrado.
Por que isto ocorre? Porque a queratina age no interior dos fios, fazendo uma liga entre si e mantendo o fio forte, e então, se você coloca mais e mais queratina nele, uma hora ele vai se romper... É tipo uma bexiga... Ela precisa de ar para ficar bonita, mas com limites, pois se você coloca ar e mais ar, uma hora ela arrebenta.
A reconstrução trata-se da reposição proteica dos fios. É nesta fase que repomos a força dos cabelos. Mas não é só de queratina que vive um fio, como é o que espalham por aí. Você também pode e de reconstruir os fios com aminoácidos, que são proteínas, como lisina, arginina, cisteína, creatina, serina, sericina, entre outros. É a reconstrução que vai pôr a força de volta nos seus fios.
Como identificar a falta de reconstrução: Todo o cabelo, até o mais saudável, uma hora ou outra vai precisar de uma reconstrução, pois as proteínas dos fios são pedidas ou "queimadas" devido a fatores ambientais, químicos e/ou mecânicos. Neste caso, os que mais necessitam de uma reconstrução frequente são os quimicamente tratados, seja por alisamentos, tinturas e/ou descolorações. Se você tem quebra (eu digo quebra, não queda), fios fracos, fios que esfarelam, emborracham, que se partem com o toque ou com o escovar, seu cabelo GRITA por reconstrução.

Como fazer o Cronograma Capilar


É o seguinte:

Uma rotina de cerca de 3 lavagens e 3 tratamentos por semana.
Aqui segue o meu cronograma, meu cabelo tem descoloração (muita) e tintura (sendo um cabelo quimicamente tratado).

No primeiro dia, você se utilizará de produtos hidratantes. (Pula-se de dois a três dias)
No segundo dia, você se utilizará de produtos nutritivos. (Pula-se de dois a três dias)
No terceiro dia, você se utilizará de produtos reconstrutores. (Pula-se de dois a três dias)

E então, você retoma o ciclo.

Para um cabelo apenas ressecado, você aumenta os espaço da reconstrução de 15 a 15 dias ou de mês em mês dependendo da força do fio. Para um cabelo apenas poroso e/ou áspero, a reconstrução geralmente deve ser feita uma semana sim e uma não.



  • E Felipe, o que é e como faço a "Plástica Capilar" e a "Cauterização"?

Para quem não sabe, ambos os procedimentos são bem diferentes um do outro. A cauterização visa "colar" queratina nos fios, encorpá-los, gerar mais força para cabelos danificados. Já a Plástica Capilar visa "inserir" queratina e outras proteínas nas áreas mais danificadas dos fios e dar maciez em um único procedimento.



  • Mas espera aí Felipe, as duas não são baseadas em queratina?

Sim, porém a Cauterização vai mais focada em repor a quantidade possível de queratina nos fios, e como ela é mais focada na queratina do que na Plástica, em cabelos que não estejam realmente tão danificados ela pode ser excessiva. A Plástica também vai repor a queratina, porém de forma menos "forçada" eu diria e juntamente doar maciez aos fios. Pois geralmente a cauterização deixa os cabelo bem fortes porém não muito macios.
Ambos os processos são indicados para cabelos danificados/com perda de queratina, seja por químicas, ação do clima ou dano mecânicos.


Como fazer a Cauterização:

Você vai precisar de:


  • 01 Shampoo Anti Resíduos
  • 01 Queratina Liquida ou Ampola de Queratina
  • 01 Máscara Reconstrutora
  • 01 Condicionador Reconstrutor, 
  • 01 Serum e/ou Defrizante.


Passo 1: Você vai lavar os seus fios como anti resíduos de uma a duas vezes, dependendo da quantidade de resíduos de produtos e sujeira em seus fios.
Passo 2: Você vai aplicar a queratina liquida ou uma ampola de queratina nos fios, por toda sua extensão e deixá-la agir pelo tempo indicado.
Passo 3: Sem enxaguar, você vai aplicar a máscara reconstrutora pelos fios e também deixá-la agir pelo tempo indicado.
Passo 4: Enxaguar os fios e aplicar o condicionador reconstrutor nos fios e também deixá-lo agir pelo tempo indicado.
Passo 5: Enxaguar o condicionador e aplicar o serum e/ou defrizante pela extensão dos fios, junto, ou não com uma porção pequena de queratina liquida e proceder a escovação com o secador e selar os fios com a chapinha. Ficar referencialmente de 24 a 48 horas sem lavar os fios.



Como fazer a Plástica Capilar:

Você vai precisar de:


  • 01 Shampoo Anti Resíduos, 
  • 01 Queratina Liquida ou Ampola de Queratina ou Máscara Reconstrutora,
  • 01 Máscara Hidratante,
  • 01 Condicionador Hidratante opcional, 
  • 01 Serum e/ou defrizante.


Passo 1: Você vai lavar os seus fios como anti resíduos de uma a duas vezes, dependendo da quantidade de resíduos de produtos e sujeira em seus fios.
Passo 2: Você vai aplicar a queratina liquida ou uma ampola de queratina ou uma máscara reconstrutora nos fios, por toda sua extensão e deixá-la agir pelo tempo indicado.
Passo 3: Se for queratina liquida ou ampola, fazer uma escovação apenas com o secador e em seguida enxaguar os fios, se for máscara reconstrutora, enxaguá-la após o tempo indicado.
Passo 4: Aplicar uma máscara hidratante nos fios e deixá-la agir pelo tempo indicado. Após o enxágue aplicar ou não um condicionador hidratante e enxaguá-lo após o tempo indicado.
Passo 5: Aplicar o serum e/ou defrizante pela extensão dos fios e proceder a escovação com o secador e selar os fios com a chapinha. Ficar referencialmente de 24 a 48 horas sem lavar os fios.

É indicado que seja feito de 15 em 15 dias em cabelos muito danificados e 1 vez por mês em cabelos danificados. Em cabelos apenas ressecados 1 vez a cada 3 meses já basta. Em cabelos muito sensibilizados (muita quebra, elásticos, emborrachados) siga os passos sem utilizar secador e chapinha na primeira vez; podendo ser feito duas ou três vezes ao mês sem problemas até você notar certa força nos fios.

Ambos os processos são similares, mas os resultados são diferentes, porém ambos tratam bem os fios, melhor do que uma simples reconstrução.

OBS: Há quem prefira na hora da máscara hidratante optar por uma que tenha Colágeno, para dar mais firmeza. Porém, se a máscara for bem hidratante mesmo ela dá o efeito legal.


E por fim, minha amada "Hidronutrição".

Este procedimento eu indico para quando o cabelo está muito ressecado, poroso, soltando e perdendo a hidratação e um tanto áspero. Danos gerados por químicas em geral.
Esse procedimento vai repor a água (hidratação) que o fio está tanto precisando e tanto perdendo, dando maciez ao mesmo, e ao mesmo tempo vai selar os fios(nutrição) gerando brilho. evitando que os fios percam esta hidratação.


Como fazer:

É muito simples. Você vai precisar de:



  • 1 shampoo nutritivo ou hidratante (nada de anti resíduos)
  • 1 máscara hidratante (boa) ou ampola hidratante
  • 1 máscara nutritiva (boa) ou ampola nutritiva
  • 1 condicionador hidratante ou nutritivo
  • 1 defrizante/serum (opcional)
  • 1 silicone



Como proceder:

Passo 1: Lavar os fios com o shampoo 2 vezes e enxaguar.
Passo 2: Aplicar a máscara hidratante e deixá-la agir e enxaguar.
Passo 3: aplicar a máscara nutritiva (você pode misturar alum óleo vegetal nela) e deixá-la agir e enxaguar.
Passo 4: Aplicar o condicionador, deixar agir e enxaguar.
Passo 5 (opcional): Aplicar o defrizante/serum (pode até utilizar algumas gotas de algum óleo vegetal) e secar os fios com o secador. Ou deixe secar ao natural se preferir.
Passo 6: Aplicar um silicone no comprimento e pontas para garantir os fios selados (indico o silicone nesta etapa porque é mais leve do que um óleo).


Pronto pessoal. Simples e prático. Cabelos macios e brilhantes são fáceis agora, sem altos custos.
Espero que gostem.


Abraços.
Me encontrem também no meu blog O
Beauty N' Rool
 http://beautynroll.blogspot.com.br/








2 Recadinhos

Camille

comentou...

nunca fiz... gostei das dicas, esclareceu bastante, vou tentar me planejar
bjs

Sache e Bombom

16 de fevereiro de 2014 23:31
Reply ♥
Carla Moraes

comentou...

Post maravilhoso, vou pesquisar mais sobre o assunto para tentar fazer !

www.coisasuteisoufuteis.com
facebook.com/coisasuteisoufuteis

26 de maio de 2014 08:33
Reply ♥

Postar um comentário

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Voltar ao Topo da Página