Fashion weeks: quem são as fashionistas da primeira fila?

Por
Laryssa Mariano que trocou as montanhas de Minas pela névoa londrina e hoje trabalha na Farfetch desbravando a megalópole fashion para descobrir o que há de mais legal no universo da moda e da cultura.


Setembro é o mês da moda. Com as Fashion Weeks chacoalhando Nova Iorque, Londres, Milão e Paris, os blogs, sites de moda e redes sociais são inundados por fotos e mais fotos de fashionistas, modelos, editores e estilistas. No meio dessa avalanche, algumas carinhas se repetem, sempre com lugar de destaque, seja nas festas mais badaladas ou na cobiçada primeira fila dos desfiles.

Antes território dominado por jornalistas, compradores de grandes lojas e pessoas mais intimamente ligadas à moda, as cadeiras das "front rowers" são cada vez mais ocupadas por celebridades, atrizes de Hollywood e nomes de peso da música pop. O fenômeno já desagradou muita gente – o estilista Marc Jacobs, por exemplo, reclamou que as celebridades apareciam mais do que as roupas – mas não tem volta: os famosos vieram para ficar!

Então confira nossa lista de quem é quem na primeira fila!

  • Anna Wintour



Se o desfile é importante, pode procurar pelo icônico cabelo liso, curto e com franja emoldurando o rosto (quase) sempre de óculos escuros. A lendária editora-chefe da Vogue, Anna Wintor, uma das mulheres mais poderosas do mundo fashion, é habitué da primeira fila dos fashion shows mais disputados. Não só isso: alguns desfiles não começam enquanto Anna não estiver sentadinha lá na frente.
Wintour é conhecida por sua personalidade mais fria e autoritária, tanto que foi a principal inspiração para a personagem Miranda Priestly, de o Diabo Veste Prada. Dizem que ela inclusive usa a frase “That´s all” (Isso é tudo), assim como a vilã do filme.


 A própria parece não se preocupar com a fama e quando perguntada em um vídeo recente da Vogue quais rumores eram falsos, ela foi categórica e disse “É tudo verdade”.



  • Carine Roitfeld
Carine Roitfeld foi editora-chefe da Vogue francesa por 10 anos antes de sair para criar sua própria revista, a CR Fashion Book. A publicação está indo tão bem que a diva Beyoncé pediu para estampar a capa. Carine aceitou e fotografou a cantora em roupas da Comme des Garçons (marca conhecida pela pegada mais conceitual, bem difente da sensualidade de Bey). O resultado foi uma das imagens mais icônicas da moda dos últimos tempos. É fácil entender por que a “mulher ideal” de Tom Ford faz parte da realeza fashion.

Olivia Palermo, Anna Dello Russo e Carine Roitfeld em um desfile de Nina Ricci.

  • Anna Dello Russo
Anna Dello Russo é editora e consultora criativa da Vogue Japão, estrela do street style mundial e figurinha carimbada do universo fashion. Poderosa e irreverente, adora causar quando o assunto são looks.

  • As Fashionistas
Modelos, escritoras, stylists... Ninguém sabe com certeza qual a profissão dessas it girls ou por que exatamente elas são famosas, mas o que todo mundo sabe é que elas são referência de estilo e atraem a imprensa e a atenção do mundo da moda. A inglesa Alexa Chung, a americana Olívia Palermo e a russa Miroslava Duma são exemplos de ícones fashion garantidos nas primeiras filas (muitas vezes juntas). Tem até uma expressão em inglês para elas: front rowlers. Elas podem não ser fáceis de definir, mas são ocupadíssimas: além de modelo, Alexa é apresentadora de TV e já lançou um livro. Já Olívia é dona de um e-commerce de moda e Miroslava é escritora e ex-editora da Harper’s Bazaar Russia. Menção Honrosa para Atlanta de Cadenet, filha do baixista da banda Duran Duran, a DJ esteve em todas na New York Fahion Week.
 
As morenas Alexa Chung, Olivia Palermo, Miroslava Duma e Atlanta de Cadenet: front rowers

  • As Cantoras

Rihanna é queridinha do público e de estilistas influentes e vive chocando com suas escolhas fashion – quem se lembra do vestido transparente coberto com mais de 200 mil cristais Swarovski que ela usou no CFDA Fashion Awards deste ano? À cantora de Umbrella se juntam Rita Ora e Nicki Minaj, uma mais polêmica do que a outra.


  • As Atrizes

Assim como as cantoras, as atrizes têm o poder de atrair as câmeras gerar muita publicidade espontânea para as marcas. Elas são tão cobiçadas pelos designers que chegam a ser pagas (e muito) para prestigiar um desfile de moda. Gwyneth Paltrow, Uma Thurman, Naomi Watts, as irmãs Dakota e Elle Fanning, Emma Watson, Sienna Miller e Chloe Sevigny estão entre as frequentadoras mais assíduas das fashion weeks.

  • As Blogueiras

Talvez o item mais controverso dessa lista, a onda de blogueiras nos lugares de honra das semanas de moda começou com a polêmica Tami Gavinson, que com apenas 13 anos não só descolou uma cadeira na primeira fila de um desfile da Dior em 2009, como irritou uma editora da revista Grazzia por ter tapado a visão dela com um chapéu enorme.
A pequena Tavi Gavinson e o chapéu da discórdia.

Muitos anos depois (Tavi cresceu e hoje é editora do ótimo Rookie Mag, portal para adolescentes), @s blogueir@s são uma realidade e são poucos os que ainda contestam a importância de nomes como Susanna Lau, Leandra Medine, Bryan Boy e Chiara Ferragni.


E vocês, quem colocariam na primeira fila?



Fashion weeks: quem são as fashionistas da primeira fila? Foi visto primeiro no Coisas Di Karol

Comentários