Compras: Compulsão ou Necessidade?





Hoje vou abordar novamente um tema importantíssimo, pois , me deparei esses dias indo a duas lojas e sem querer, depois que cheguei em casa vi que comprei dois produtos exatamente iguais , ou seja, dois batons exatamente da mesma cor !!!
Pura distração ??? Ou pode ser Compulsão ?
Outro dia me deparei comprando sapatos e mais sapatos !!! E tendo vários na caixa sem usar !!! Meu maridão perguntou :
-E aqueles que você tem em casa, que nem tem mais lugar para guardar! Você já usou todos?
Caiu a ficha...  Meu DEUS ! Será que somente eu que faz isso?
Você já chegou a parar e pensar no que anda comprando? Se tem necessidade?

Falar em compras por compulsão pode parecer uma simples questão de mau hábito, mas não é não minhas lindas, comprar pelo puro prazer de gastar, por modismo, status etc, seja qual for o motivo dos seus gastos, se o seu dinheiro vai embora indiscriminadamente então você pode estar sofrendo de uma doença chamada "oneomania".


Não foi encontrada uma razão especial para o fato, mas acredita-se que fatores culturais ( COMPRAS ON-LINE) estão associados à compra por compulsão. Para se ter uma idéia da gravidade do problema, um oneomaníaco sente no efeito de comprar a mesma sensação que um usuário de drogas! 

Entre os comportamentos mais comuns dos shopaholics estão:

  • esconder as compras da família ou do parceiro;
  • mentir sobre a quantidade verdadeira de dinheiro gasto em compras;
  • gastar em resposta a sentimentos negativos como depressão ou tédio;
  • sentir euforia ou ansiedade durante a realização das compras;
  • culpa, vergonha ou auto-depreciação como resultado das compras;


Se dedicar muito tempo fazendo “malabarismos” com as contas ou com as dívidas para acomodar os gastos; além de uma atração incontrolável por cartões de créditos e cheques especiais. Uma pessoa só é considerada um consumidor compulsivo se é incapaz de controlar o desejo de comprar e quando os gastos frequentes e excessivos interferem de modo importante em vários aspectos de sua vida.
Ainda não cheguei neste ponto , mais admito que muita vezes compro sem precisar, que já tenho muitos perfumes , mas acabou de lançar um e não posso ficar sem... Que acabou de lançar um batom , um calçado , uma bolsa, um creme milagroso , um shampoo sensacional e lá vamos nós comprar por puro prazer.

ENTRENÓS, faça um questionamento para você mesma e veja se é realmente necessário,  aí sim poderá ficar mais tranquila.
Então queridas , jamais vou dizer o que você tem ou não a fazer com seu dinheiro , mas tome cuidado , pois as facilidades hoje são grandes , e viver preocupada , ou descabelada por aquilo que podemos tentar mudar vale a pena .

Um abração, e até semana que vem , com mais bate papo ENTRENÓS !!!!



 

Comentários

  1. Oi Rê!
    Muito importante essa abordagem, sabe? Nesse nosso mundo de blogs, a gente vai querendo tudo que aparece e acaba gastando, gastando, gastando - todo dia! Eu andei me tratando, sabe? Com psquiatra e está sendo bem difícil controlar a vontade de comprar. Qualquer coisa eu tenho vontade de comprar!
    beijo
    Lila Czar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lila amiga lindaaaaaa !!! Saudades da minha gaúchinha ! Bem falando em compras , eu também melhorei muito amiga , ano passado , por causa do blog , dei uma exagerada , mais já voltei ao normal , acredita que desde o Natal não compro nadinha ... OPPPS , comprei um sapato sim , e ganhei outro de niver , mas sóoooooo , nem acrediteiiii kkkkk !!! Beijos amada

      Excluir
  2. adorei você abordar esse assunto, porque esse problema realmente existe e não é relaxo, muitas pessoas compram por compulsão pra se livrar da depressão, de maus momentos, é o que tem abordado a novela, que mostra a Helô comprando por compulsão quando se sente mal. eu sou muito compulsiva, confesso, e depois me arrependo demais do tanto que gastei ;s esse ano prometi a mim mesma que eu não ia comprar absolutamente NADA, a não ser que eu realmente precise!

    Beijos.
    www.babybelchior.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi baby querida , realmente é importante esta abordagem , e já sofri muito com isso , mas me coloquei nos trilhos kkkk !!! ás vezesd ou uma fugidinha , mais nada de mais ... Beijosssssss

      Excluir
  3. Flor, amei esse post! É o caso da delegada Helô, de Salve Jorge... e a gente tem sim, que controlar, não é só vc que compra coisas iguais ou sem precisão.. hehe... gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a novela está fazendo esta abordagem de forma muito real , me vejo escondendo do maridão as coisas que eu comprava kkkkk!!! Obrigada pela visita lindona !!!

      Excluir
  4. Oi Rê,
    Adorei o testo e sou compulsiva, mas ainda tenho controle de minhas contas. Nunca cheguei a comprometer meu orçamento. Neste carnaval fiz um desapego de sapatos e doei 14 para uma colega de trabalho, sendo que somente 3 estão realmente usados, os outros 11 foram usados uma vez ou duas!!! Depois me bate a culpa.
    Beijos 1000 e uma ótima 6ª-feira para vc.

    SORTEIO DE UMA CHAPINHA NO GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  5. Menina , neste carnaval , fiz uma limpa tambémm , em alguns sapatos , e muitas roupasssssssss , me senti tão bemmmmmmmmm !!!! Beijos amiga linda , e já estou participando do Sorteio baphônico !!!

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que compro apenas o que realmente uso. Tem coisas que acho que preciso, mas como me conheço e sei que não vou usar, não compro. Tenho feito isso principalmente com cosméticos e roupas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, a gente as vezes acha que não é compulsiva, mais quando lê, vê que tem tbm algo =S Faço muito com sapato.

    ResponderExcluir
  8. Thanks for ones marvelous posting! I really enjoyed reading it, you will
    be a great author. I will be sure to bookmark your
    blog and definitely will come back from now on. I want to
    encourage that you continue your great work, have a
    nice evening!

    my page ... I Want Better Sleep

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas