Como evitar caspa no inverno com a Dra Juliana Neiva



Por 
Reghiane Silva - Dicas de beleza







A dermatologista das celebridades dá todas as dicas e truques de como controlar a caspa nas baixas temperaturas.


Quem não morre de vergonha quando a roupa fica cheia de flocos brancos próximos aos ombros? É, todo mundo! Ainda mais no inverno onde usam as cores escuras e esse problema fica mais evidente.

A caspa é um problema que incomoda mais de dois bilhões de pessoas em todo mundo. Nas baixas temperaturas do inverno o problema intensifica, pois provoca um ressecamento da pele do couro cabeludo e aumento da produção da glândula sebácea. Essa mudança na hidratação natural resulta em maior retenção de células mortas na descamação.

O nome popular do problema é “dermatite seborreica”, mas a caspa nada mais é do que uma inflamação responsável por produzir descamação da pele, normalmente na região do couro cabeludo. “Banhos quentes, maus hábitos de saúde e procedimentos químicos nos cabelos são fatores, que sem dúvida, provocam ou intensificam o problema”, sustenta a Dra. Juliana Neiva, médica dermatologista.

Além das típicas descamações que grudam nas roupas e nos cabelos, a patologia pode provocar vermelhidão, coceira e ardência. A especialista acrescenta que a caspa é um processo crônico e que existem alternativas para controlá-las. “A rotina do uso de shampoos anticaspa dá um efeito de anti-inflamatório, nutre o couro cabeludo e hidrata os fios, sendo a melhor opção para evitar a descamação. Também é importante ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios rotineiramente, evitar banho muito quente e o uso excessivo de secadores próximos ao couro cabeludo”, acrescenta a médica de Paolla Oliveira.

Para restaurar o equilíbrio da pele do couro cabeludo e reduzir a coceira e descamações, principalmente nestes períodos de maior incidência, a especialista recomenda ter hábitos saudáveis e usar anticaspa, sem interrupções, para que o tratamento seja efetivo.

Um problema esteticamente desconfortável, a caspa pode aparecer durante o ano todo – explica a médica. No entanto, alguns hábitos adotados no inverno contribuem para o maior aparecimento da caspa. São eles:
  • Lavar os cabelos com menor frequência: isso pode colaborar para o acúmulo de sebo no couro cabeludo, além da menor eliminação das células mortas ou resíduos;
  • Lavar os cabelos em água muito quente: vai ocasionar o ressecamento do couro cabeludo, o que estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. O surgimento de oleosidade, por sua vez, pode contribuir para o desenvolvimento de um tipo de fungo, o Malassezia Furfur,que piora o quadro de caspa;
  • Mudanças bruscas de temperatura: climas pouco úmidos favorecem o ressecamento e a descamação da pele, por isso o aumento da caspa. Entretanto, nos dias mais frios o cabelo demora mais para secar. Os fios molhados por tempo prolongado associados ao uso de chapéu e gorro para se proteger do vento frio, fazem com que o couro cabeludo fique úmido e abafado, ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias e fungos;
  • Tendência a usar mais roupas escuras: nessa época do ano, os trajes pesados e de cores mais sóbrias é comum, por isso a descamação do couro cabeludo fica mais visível e dá a sensação de que a caspa é mais frequente no inverno.
  • Estresse: ele está intimamente ligado às crises, uma vez que os hormônios do estresse atuam diretamente sobre a glândula sebácea, levando a uma maior produção de sebo.


Alivie a caspa durante o inverno com as dicas da Dra. Juliana Neiva


  • 1. Lave os cabelos regularmente com shampoo anticaspa: isso vai ajudar a remover a sujeira e todos os resíduos que vão se acumulando, além de evitar a oleosidade excessiva;
  • 2. Lave os cabelos com água morna e use produtos adequados ao seu tipo de cabelo;
  • 3. Diminua a temperatura do secador e a frequência de uso de chapinhas;
  • 4. Evite dormir com cabelos molhados e evitar abafar o couro cabeludo;
  • 5. Procure o médico dermatologista caso não haja controle dos sintomas.

SOBRE CLEAR
CLEAR é expert nos cuidados com o couro cabeludo e no tratamento da caspa, realizando constantes investimentos em tecnologia e pesquisas com o consumidor. Esses diferenciais fazem de CLEAR a principal marca do mercado anticaspa brasileiro líder do segmento. Sua exclusiva e avançada tecnologia, atua no combate à caspa desde a primeira lavagem. Sua fórmula com vitaminas e minerais, atua profundamente no couro cabeludo e cabelo, prevenindo sintomas como coceira, quebra e ressecamento, proporcionando fios saudáveis e bonitos. A marca possui em seu portfólio linhas desenvolvidas para homens e mulheres.
Mais informações podem ser obtidas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor no telefone 0800 707 7512, atendimento aos deficientes auditivos e de fala: 0800 707 4293, por email pelo clear@atendimentounilever.com.br ou pelo site www.clearanticaspa.com.br.








Comentar

Postar um comentário

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Voltar ao Topo da Página