É normal sentir dor ?


Por
Dra Lilian Osés - Fisioterapeuta

A dor pode até ser um evento comum mas não é normal.

Dor é uma sensação que varia desde um leve desconforto a uma situação incapacitante.

Sedentarismo: Muitas vezes a inatividade é a causa da DOR! Nosso corpo necessita de movimento, os tecidos, as articulações precisam de hidratação e a atividade física é capaz de fazer isso. Quando estamos muitas horas em repouso ou numa mesma posição, é normal um pouco de dificuldade ao iniciar os movimentos, uma dica é começar com movimentos de pouca amplitude, mobilizando as pequenas articulações (mãos, dedos, pés) e depois passar para os ombros, quadris , joelhos.


Intoxicação tecidual por acido lático: Isso ocorre quando o esforço físico chega ao seu limite e o acúmulo dessa substância atinge níveis altos no organismo. A sensação de queimação/dor é intensa mas NÃO deve persistir por mais de 2 ou 3 horas. Para acelerar o processo de recuperação o ideal é EXERCITAR a musculatura mas em intensidade bem menor com movimentos leves, pouca carga e com mais repetições a fim de melhorar a vascularização e eliminar as toxinas.



Microtraumas:  São responsáveis pela dor que aparece nos dias subsequentes a um treinamento intenso, isso ocorre por um processo inflamatório decorrente da ruptura das membranas celulares na região da musculatura trabalhada. Compressas de gelo e repouso são ideais para sua recuperação, mas essas dores também não podem ultrapassar 72 horas de duração.




Lembre-se sentir dor NÃO é normal.
Consulte um médico ou um fisioterapeuta e “Movimente-se”.

Comentários

  1. Adorei o post. Hj estou com uma dor bem chatinha, pois exagerei na academia na semana passada.
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  2. Adoreii é muito legal sempre achei que ter dores não era normal, beijos!!!
    http://sabedorianaoseiescrever.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas