Moda Retrô - O que é ? E o que está em alta?

Por
Waldeir Ferreira - Moda , Estilo




Para falar de moda Retrô, vamos utilizar um dos sinônimos deste termo e "retroceder" um pouco no tempo, para assim tentar contextualizar o termo moda, procurando entender o porque ela é tão importante e se faz presente de maneira contínua na vida das pessoas.

Nos Estados Unidos, quando se quer falar em moda, utiliza-se fashion, inclusive, este é um dos termos que já faz parte do vocabulário de nós brasileiros, para designar-se a produtos e assuntos de uma maneira em geral, referentes à moda e tendências. 

Do Latin, o termo origina-se da palavra modus que nesta língua significa maneira, no sentido de modo.
A moda se faz presente na vida dos homens desde à pré história, os primeiros relatos de uso de vetsimentas por seres humanos estão contidos nas pinturas rupestres da Idade da pedra.
Daí então, até chegarmos nos dias de hoje com os glamurosos desfiles que dominam o cenário da moda ao redor do mundo, são cerca de 30 mil anos de evolução.

O que é Moda?


Moda é muito mais que apenas se vestir com determinado acessório ou roupa que está em alta e todo mundo está usando, moda relaciona-se com estilo de vida, comportamento e imagem l que um indivíduo pretende passar para determinado grupo ou sociedade.

No livro O Ciclo da Moda, encontramos a seguinte afirmação:

"A roupa elaborada segundo às tendências da moda, não se presta apenas a atender às necessidades básicas do vestir-se: ela acrescenta valor à existência,cumprindo ademais, as funções de sedução e glamour"

Um exemplo em que podemos vivenciar bem está situção é nas telenovelas, onde os atores se vestem de maneiras bem diferentes uns dos outros de acordo com o personagem que ele representa (mocinho, vilão, entre outros) e também a sua classe Social no papel que ele está atuando.

Mas e o Retrô? Onde ele entra nessa história?


Bom, sempre que se fala em Moda Retrô, de maneira geral, esta é uma busca por designar algo que já foi tendência em uma outra época e que volta a compor o look das pessoas novamente na atualidade. 
Alguns outros termos são utilizados para referir-se ao retrô, dentre eles podemos citar: Vintage, revival, entre outros. É claro que a Moda Retrô não é apenas um simples cópia do passado, mas sim uma releitura dos acessórios e roupas que eram utilizados em uma determinada época, elaborados e apresentados às pessoas com novas matérias-primas e detalhes em sua composição.

Roupas e Acessórios Retrô


Algumas roupas e acessórios retrô nunca saem de moda, apenas passam por variações, um exemplo disto é a malha xadrez, que uma hora está presente em camisetas, em outros momentos surge em bermudas e por ai vai.

Podemos citar também o famoso óculos aviador, este é um item que nunca sai das tendências e já fez parte do figurino de vários atores de filmes e novelas, e compõe o visual vários artistas tanto homens quanto mulheres na vida real.

E por falar em óculos, a grande febre do momento são os óculos Wayfarer, da RayBan, com o acréscimo de várias cores de armação e lente diferentes, eles estão contudo.

É claro que quando se fala em RayBan e algumas outras marcas famosas de óculos, estamos tratando de produtos com o preço um elevado, isto por que os óculos trazem empregados para si todo o valor de status que aquela marca representa.

Pra quem tem condições e pretende pagar caro para entrar nessa moda é uma boa, mas para quem está pensando em aderir a esta moda e não pretende pagar muito pelos ósculos é possível encontrar este tipo de produto pro um preço bem mais em conta no mercado.

Deixo até uma dica pra quem não está pretendendo pagar R$300,00 e até mais dependo do lugar por este modelo, encontrei dois bem legais por menos de R$30,00: os óculos de sol retrô e o vintage.
Conclusão:
 Desta forma, podemos concluir que a moda retrô não é exclusivamente esta que vivenciamos hoje, mas sim, todas as tendências de moda que buscam resgatar algo que já foi utilizado no passado, acrescentando certas características e detalhes da época na qual ela está sendo revivida.

Referências:


- TRIVINHO, Eugênio. Redes: Obliterações no Fim do Século. - São Paulo: Annablume / FAPESP, 1998, 154p.

- Revista TPM, Maio de 2009, Ano 08 n° 87.

- Revista Trip, Maio de 2008, n° 166.

- VENTURA, Deborah Sollito; VENTURA JUNIOR,  Francisco. Olhar Atendo: Como Escolher e Usar Óculos. - São Paulo. Editora Senac, 2008.

- FEGHALI, Marta Kasznar et al. O Ciclo da Moda. - Rio de Janeiro. Editora Senac Rio, 2008.


Comentários

  1. Boa Idéia Rê tenho duas blusas Xadrez guardadas aqui, vou usar hehe
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas