Formol - Toda verdade sobre este produto !


A verdade sobre o Formol e o Glutaraldeído por
Fernando Zangarini do grupo Cabelomaníacos

Cabelomaníacos é um grupo criado por Fernando Zangarini e Felipe Ursini com o objetivo de ajudar pessoas a ter e manter um cabelo bonito e saudável.


O que é formol?
Formol, Formaldeido, aldeído metílico ou óxido de metileno é um líquido incolor ou gás com odor penetrante e irritante. O seu ponto de ebulição (temperatura em que o líquido se torna gasoso) é 96°C (semelhante ao da agua), com volatilidade de 93.60 mmHg(capacidade de evaporar).  O problema começa ai. Os 2 estados mais perigosos do formol são o gasoso e o de vapor, e como a volatilidade do formol é 93.60mmHg, tem alta capacidade de evaporar, e uma maior quantidade é inalada.
Qual o problema da adição de formol nas progressivas?
O formol pode gerar vários problemas na saúde, tais como: câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traquéia e brônquios), queimadura, coceira, irritação, inchaço, descamação e vermelhidão no couro cabeludo, queda de cabelo, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, boca amarga, dores de barriga, enjôos, vômitos, desmaios e feridas na boca, podendo levar a morte. Que ele faz mal todos já sabem, mas o que é ainda pior, é que como foi citado no começo do post, o formol é mais perigoso no estado gasoso e no de vapor, e pra piorar é volátil, ou seja, quando a cabeleleira está escovando e pranchando o cabelo, o formol evapora, ficando em seu 2° estado mais perigoso. Como ele é volátil, é inalado em maior quantidade pela cliente e pela cabeleleira, podendo causar mais facilmente todos os problemas de saúde que falei.
Quais são as medidas da ANVISA em relação ao uso do Formol?
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária ) permite apenas 0,2% de formol, para atuar como conservante. O problema é que essa porcentagem NÃO ALISA O CABELO, ou seja, se alisou e tem formol tem mais. Mais do que 0,2% é prejudicial a saúde e pode causar todos os danos que falei. Que ele é proibido acho que todos já sabem, e estão cansados de ler e ouvir. SÓ QUE TEM GENTE QUE FINGE QUE SABE DISSO MAS DELETA, FINGE QUE NÃO SABE DISSO. Aliás, quando algo nos desagrada, tentamos eliminar da nossa vida não é? Algumas pessoa em vez de parar de usar o formol, deleta a informação de que não alisa a 0,2% da mente.
vx
Glutaraldeído, glutaral, aldeído glutárico, pentan-1,5-dial ou 1,5 pentanedial é um dialdeído saturado, com um odor pungente, usado em desinfetantes e esterilizantes ambulatoriais e hospitalares. É muito parecido que o formol, mas é 10 vezes mais forte. Segundo a ANVISA, traz os mesmos riscos do que ele, com a diferença de que não é Cancerígeno. Além de trazer os mesmos riscos, ele pode causar asma, cefaléia (dor de cabeça intensa), taquicardia, coriza e epistaxe. Portanto, como ele é 10 vezes mais forte, pode causar os danos de maneira mais intensa e rápida. É permitido em concentração de 0,1%.
Quais os danos que o formol/glutaraldeído causam ao cabelo?
Eles encapam o fio danificam a cutícula dos cabelos, que é a parte mais externa dos fios, e deixa o córtex, a parte interna, bastante vulnerável ao ressecamento e perda da cor.  Como eles encapam o cabelo, faz com que os fios percam água. O formol faz com que os óleos naturais de nossos fios, se solubilizem, ou seja, se percam fácil. Isto faz com que os fios se tornem opacos, endurecidos e sem maleabilidade. Isso acontece porque ele destrói o cimento intracelular e a membrana celular que envolve as fibras de queratina, deixando-as desprotegidas.
O  formol danificou o meu cabelo, o que posso fazer?
Você deve investir nas Hidratações, Nutrições e Reconstruções, para devolver a resistência, o brilho, a maleabilidade e a sedosidade dos fios.
A hidratação repõe a água do fio.  ———–> Maciez, sedosidade e maleabilidade.
A reconstrução repõe queratina nos fios. ———–> Resistência.
A nutrição repõe os nutrientes. ———–> Combate a porosidade, o efeito palha. Dá brilho
Como vou saber se minha cabeleleira ou o produto que eu uso tem mais formol ou glutaraldeído que o permitido?
Se conter formol ou glutaraldeído e alisar tem mais do que o permitido. Caso você não saiba se contém formol ou não, não se preocupe. O cheiro do formol é inconfundível, causando lacrimejamento e ardência nos olhos, irritação nas narinas e irritação na garganta, gerando tosse.
Que medidas posso tomar mediante a isso?
Você deve denunciar qualquer irregularidade a ANVISA. Pode fazer isso através da internet, pelo link:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hnd0cPE3MfAwMDMydnA093Uz8z00B_AwN_Q_2CbEdFAL9EuZ0!/?1dmy&urile=wcm%3Apath%3A/anvisa+portal/anvisa/ouvidoria/fale+com+a+agencia
ATENÇÃO: Existem várias escovas que PODEM conter formol. Os nomes mudam mas o ativo é o mesmo. Escova Inteligente, Escova Marroquina etc. Claro que o seu cabeleleiro pode usar outro ativo e usar esse nome, mas fique atento.



FERNANDO ZANGARINI 



Comentários

  1. O Nando arrasou no post
    Parabéns pra vcs

    ResponderExcluir
  2. Tenho horror a formal, já tive uma crise alérgica com asma, devido a uma reconstrução que com certeza devia ter esta coisa na fórmula.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog muito lindoo! aqui fiz meu blog com muito carinho, faça uma visitinha e segue lá. Estarei acompanhando sempre seu blog pois gostei muito http://tokcharm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Demais o post e super informativo, eu não curto o uso de formol.

    ResponderExcluir
  5. Também não curto nem aprovo essa prática, minha irmã já deu uma progressiva que até queimou o couro cabeludo dela, demorou alguns dias para largar toda a pele, igual quando se vai a praia e pega ensolação e fica despelando, horrível mesmo....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas