A autoestima potencializa a beleza !





FAÇA UMA REFLEXÃO SOBRE ESTE TEXTO !
E TENHA UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA...


Marco Antonio De Tommaso
Psicólogo e Psicoterapeuta



A beleza não é apenas um "fato" em si. É um valor. E um valor muitas vezes atribuído. Bela pode ser a mulher que quero bem. A afetividade e as emoções podem atenuar, criar ou destruir belezas. Beleza não pode ser medida. O conceito varia no tempo e no espaço, histórica e geograficamente. O que é bonito para uma pessoa pode não ser para outra da mesma idade, sexo e cultura.


Além da atribuição, beleza tem componentes culturais. Ninguém discute a influência dos padrões ditados pela mídia, moda, publicidade, TV, cinema. Não há como discutir preferências. Posso simplesmente não concordar.

Como explicar a busca frenética da beleza, se ela não depende da soma de caracteres isolados, mas de equilíbrio entre eles? Se, no desejo de criarmos a mulher "nota 1000" colocássemos no computador os olhos de A, o nariz de B e a sobrancelha de C, poderíamos encontrar uma imagem bizarra. O todo não é a soma das partes. O que parecia bonito em A poderia ser horrendo na nossa criação. O ingrediente "equilíbrio" estaria rompido.

Além do equilíbrio e da proporção, a simetria é o fator que leva uma pessoa a ser considerada atraente. Rostos e corpos simétricos são considerados atraentes em estudos e pesquisas.

 E quais são os mitos encobertos pela beleza? 


Como a população de modelos, espécie de "Fórmula 1" da beleza, se relaciona com a própria imagem? Como utilizam a matéria-prima com que trabalham?


Antes de tudo é preciso SER bonita. Isso é uma questão genética e variável de tempos em tempos. A beleza de 1800 não é necessariamente a beleza do século 21.

Depois é preciso ESTAR bonita. Aqui entra a "produção", os cuidados pessoais, alimentação, exercício físico, repouso e outros fatores que potencializam a beleza física ou ainda que enfatizam os diferenciais de cada pessoa, aquilo que as tornam diferentes, únicas.


Mas tudo isso nada vale se a mulher não SE SENTIR bonita. 


Tente olhar-se desta maneira , hoje fiz isso e me senti maravilhosa

Aquela sensação íntima de segurança em relação a si mesma, a consciência da eficácia individual, ou seja, de AUTOESTIMA adequada. O usufruto de ser e estar bonita, que nada tem a ver com convencimento. A autoestima potencializa a beleza. Transmite uma energia positiva, que o outro sente como "sedução".



Um abraço e até já ♥

Comentários

  1. Se não houver auto-estima nem chanel ajuda!

    bjs,

    Morena
    www.todamocinha.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!
    A beleza das pessoas de 1800 era admirada e retratada. Sim, tinha muita beleza e bem natural, não tinha cirurgias, nem tantos recursos externos.... Claro que não podemos comparar com à do século XXI, são belezas totalmente diferentes.

    Temos que valorizar nossa auto-estima sim ..... isso nos dá segurança, leveza e bem estar, que transmite beleza, não é?

    Um lindo finde para você.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  3. Auto estima é td.

    Passa la no blog,tem post novo com a minha colaboradora de esmaltes passo a passo ombre nail.

    Beijos*-*

    ♥http://eutenhobeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Concordo com os que dizem que não existe gente feia, existe gente mal amada e mal tratada.
    Mesmo quando vemos a beleza em alguém, podemos perceber sim um traço bonito e marcante. E, claro, as pessoas que não se amam e/ou não se sentem amadas, se tornam tristes e, consequentemente, menos bonitas. Ao contrário, quem se sente bonita e assim se vê, se torna mais feliz, se cuidam mais e, consequentemente, ficam ainda mais lindas!

    Acho que um dos sinônimos de autoestima é amor, rsrss.

    Beijo gente linda!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito...concordo com tudo!
    :D

    Ah, o Divã tá com uma novidade, depois passa lá no meu cantinho para conferir!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo quando estou com os hormonios a flor da pele literalmente, espinhas grandes e feias no rosto, eu me amo! ahahahaah
    Ler esse texto me fez me sentir melhor do que já estou!
    Beijinhos <3 Dani Oliva
    Blog BelezaF5 | GlossyBox

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog muito lindoo! aqui fiz meu blog com muito carinho, faça uma visitinha e segue lá. Estarei acompanhando sempre seu blog pois gostei muito http://tokcharm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas