Além de roupa e produtos o mais importante é a sua autoestima !







Jamais poderia ler isto aqui e não compartilhar com vocês !!!


Marco Antonio De Tommaso
Psicólogo e Psicoterapeuta

A beleza não é apenas um "fato" em si. É um valor. E um valor muitas vezes atribuído. Bela pode ser a mulher que quero bem. A afetividade e as emoções podem atenuar, criar ou destruir belezas. Beleza não pode ser medida. O conceito varia no tempo e no espaço, histórica e geograficamente. O que é bonito para uma pessoa pode não ser para outra da mesma idade, sexo e cultura.

Além da atribuição, beleza tem componentes culturais. Ninguém discute a influência dos padrões ditados pela mídia, moda, publicidade, TV, cinema. Não há como discutir preferências. Posso simplesmente não concordar.

Como explicar a busca frenética da beleza, se ela não depende da soma de caracteres isolados, mas de equilíbrio entre eles? Se, no desejo de criarmos a mulher "nota 1000" colocássemos no computador os olhos de A, o nariz de B e a sobrancelha de C, poderíamos encontrar uma imagem bizarra. O todo não é a soma das partes. O que parecia bonito em A poderia ser horrendo na nossa criação. O ingrediente "equilíbrio" estaria rompido.

Além do equilíbrio e da proporção, a simetria é o fator que leva uma pessoa a ser considerada atraente. Rostos e corpos simétricos são considerados atraentes em estudos e pesquisas.

 E quais são os mitos encobertos pela beleza? 

Como a população de modelos, espécie de "Fórmula 1" da beleza, se relaciona com a própria imagem? Como utilizam a matéria-prima com que trabalham?

Antes de tudo é preciso SER bonita. Isso é uma questão genética e variável de tempos em tempos. A beleza de 1800 não é necessariamente a beleza do século 21.

Depois é preciso ESTAR bonita. Aqui entra a "produção"
, os cuidados pessoais, alimentação, exercício físico, repouso e outros fatores que potencializam a beleza física ou ainda que enfatizam os diferenciais de cada pessoa, aquilo que as tornam diferentes, únicas.


Mas tudo isso nada vale se a mulher não SE SENTIR bonita. 

Aquela sensação íntima de segurança em relação a si mesma, a consciência da eficácia individual, ou seja, de AUTOESTIMA adequada. O usufruto de ser e estar bonita, que nada tem a ver com convencimento. A autoestima potencializa a beleza. Transmite uma energia positiva, que o outro sente como "sedução".





Comentários

  1. Concordo!!!!!!

    www.inusitadda.com

    ResponderExcluir
  2. Achei super válido o texto, é uma verdade inquestionável. Adorei, bjks!

    ResponderExcluir
  3. Autoestima nos faz ver tudo fácil, tudo belo .....
    Essencial para a vida!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê!
    Sempre tive problemas com auto estima baixa. Com o processo natural de amadurecimento - pela idade, fui aprendendo a ser mais segura no meu próprio corpo. Mas auto confiaça é 50% da beleza!
    Lila Czar
    seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!
    nao importa como voce seja, importa que voce se ame do jeito que é.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Que texto ótimo! Adorei!

    http://4vintagegurls.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor passando aqui pela primeira vez e adoreii seu blog!

    Golden Girls
    http://blogdasgg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. adoreii...
    e sempre bom lembrar, que temos que nos amar e nos admirar primeiro, antes que outros possam fazer isso!!
    muito valido!
    bjins

    ResponderExcluir
  9. Aquele que nos fez nos ama assim, deste jeitinho.

    Beijo

    Adriana Prado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas